NOTÍCIAS DE 2023

Clique na foto para ampliar

18/12/2023 A Equipe Diretiva do CME reuniu-se, juntamente com a relatora da Comissão de Legislação e Normas, na tarde do hoje, para avaliação e encaminhamentos dos Pedidos de recredenciamentos das Unidades Escolares do Município de Charqueadas!

03/10/2023 O Presidente do CME, Comunica a todas as Equipes Diretivas que terá reunião da Comissão de Legislação e Normas para detalhar os procedimentos de recredenciamento das Unidades Escolares, no dia 10 de outubro às 8h 30 min na sala de reuniões da SMED!!

13/07/2023 O Presidente do CME, no uso de suas atribuições legais e considerando todas as dificuldades encontradas em conciliar atividades escolares, intemperes climáticas e recesso escolar neste mês de julho e, após consultar sua equipe Diretiva, decide: Cancelar a reunião ordinária que aconteceria no mês de julho, e aproveita para convocar a todos os conselheiros para reunião ordinária dia 10 de agosto de 2023, às 9h na SMED, bom recesso a todos!!

26/06/2023 O Presidente do CME, no uso de suas atribuições legais e atendendo pedido de colegas transfere a data da reunião plenária do dia 7 de julho às 14 na APAE, para dia 14 de julho às 9h na APAE.

15/06/2023 O CME irá discutir, na plenária do mês de julho os valores do FUNDEB e Salário Educação, para isso foi enviado solicitação a Presidente do FUNDEB para apresentar estes dados ao plenário.

08/06/2023 O CME criou, através da Resolução 057/2023,  Grupo de Trabalho para elaboração da regulamentação e acompanhamento das diretrizes para Educação Especial em Charqueadas.

15/03/2023 O CME realiza primeira reunião ordinária de 2023, onde foi aprovado a troca de cargos na Equipe Diretiva para biênio 2023-2024, Presidente Prof. Fernando Araujo Nunes, Vice Profª. Roberta Carneiro Pizzio, e as professoras Luciane Zimmer como 1ª secretária e Tamara Gomes como 2ª secretária, tambem foi apresentada a nova Relatora da Comissão de Educação Infantil a Professora Renata da EMEI Mônica que substituirá a Professora Sara de Licença Gestante.


 

NOTÍCIAS DE 2022

Clique na foto para ampliar

06/12/2022 O CME conta com nova Equipe Diretiva para biênio 2023-2024, Presidente Prof. Fernando Araujo Nunes, Vice Profª. Lucianane Zimmer, Secretárias as professoras Roberta e Tamara.

13/07/2022 O CME informa que estará de recesso na sede administrativa no período de 18 à 31 de julho, durante este período qualquer informação deverá ser encaminhada via e-mail institucional do CME: cme@charqueadas.rs.gov.br ou protocolo da Prefeitura Municipal de Charqueadas. Para entrega de regimentos escolares, devem as Unidades Escolares protocolarem no SAC da prefeitura e enviar cópia editável via e-mail institucional.

22/06/2022 O CME realizou sua reunião ordinária nas dependências da E.M.E.I. TIA FILÓ, com a presença do Vereador João Caldeira, na pauta a apreciação da proposta de Lei Municipal criando ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL no Arroio dos Ratos. A proposta apresentada é a que foi aprovada pelo Conselho de Meio Ambiente através da Resolução nº 197/2022. Segundo o Prof. Ms. e Biólogo Paulo Henrique Damasceno, Diretor Técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Charqueadas, "É preciso conhecer para preservar este manancial hídrico que existe no Município e é através da Educação que poderemos ter a garantia desta preservação". Após dialogos sobre o tema, a proposta teve aprovação unanime do Colegiado.

24/05/2022 O CME realizou sua reunião ordinária nas dependências da APAE, com a presença dos Vereadores João Caldeira e Paula Inajá, na pauta a falta de professores em várias Escolas Municipais, será encaminhado documento ao Executivo solicitando informações e medida que estão sendo tomadas para equalizar esta demanda, que pode ser prejudicial aos alunos das Escolas atingidas. Normatização dos procedimentos para validação do dia letivo em casos de aulas remotas e Regimantos Escolares "procedimentos para entrega".

28/04/2022 O Professor Mariano Luiz Simonetti é o mais novo integrante do Conselho Municipal de Educação de Charqueadas. A reunião para escolha do representante dos Conselhos Escolares aconteceu na sala de reuniões do CME sob a coordenação do Presidente, a Professora Caren ficou como suplente do professor Mariano. Sejam bem vindos ao CME.

27/04/2022 O Pleno do Conselho Municipal de Educação realizou reunião ordinária nas dependências da E.M.E.F Maria de Lourdes  onde foram tratados, entre outros assuntos, a elaboração do Regimento Interno das Escolas e a avaliação do Primeiro Encontro do CME com as equipes diretivas das Escolas do Município, estiveram presentes na reunião a Vereadora Paula e a Diretora da Escola Maria de Lourdes.

                      

19/04/2022 O CME realizou reunião com as Equipes Diretivas das Unidades Escolares de Charqueadas, para apresentação do CME, seus componentes e Equipe Diretiva, alem da explanação das diretrizes do Colegiado, bem como a porposta de Regimento para Escolas, pois o prazo para Escolas renovarem seus regimentos expira em 31 de julho de 2022. A reunião teve em sua abertura a presença da Secretária de Educação do Município a Profª Silvia Ávila que destacou a importancia da sincronia que existe entre o CME e a SMED, de forma harmoniosa e integrada entre estes importantes componentes do Sistema Municipal de Educação. O presidente do CME, Profº Fernando Araujo destacou, em sua apresentação, a importancia da comunicação do CME e as Escolas, pois o CME é composto por professores do quadro de carreira do Municipio e tambem de educadores de ONGs que atuam na Educação em nosso Município, destacou ainda, em sua fala, a importancia do cumprimento da carga horária prevista em Lei Municipal dos professores que fazem parte do CME, que não deve ser contabilizada para a Escola, nos termos da Lei. Apresentou ainda a importante ferramenta de consulta para as Escolas que é o Site do CME (www.cmecharqueadas.com). Já a Profª Alessandra Garcia, relatora da Comissão de Normas, apresentou a porposta de Regimento para as Escolas em uma minunciosa explicação dos artigos previstos, falou ainda sobre formações e cursos que devem ser proporcionados pelo CME ao longo deste ano. A professora Roberta Pizzio, Relatora da Comissão de Ensino Fundamental, em sua fala, destacou a importancia da participação das Escolas neste processo de construção cidadã que estamos desenvolvendo em nosso colegiado.

29/03/2022 A Comissão de Normas do CME esta em estudo para apresentação de roteiro para elaboração de Regimento Escolar, tendo em vista que as unidades Escolares devem apresentar novos regimentos até 31 de julho de 2022. Conforme acordado na plenária do dia 25 de março a relatora da Comissão de Normas ira apresentar a proposta até o dia 15 de abril deste ano.

25/03/2022 O Pleno do Conselho Municipal de Educação aprovou a nova grade curricular para Educação Infantil no Município de Charqueadas, veja o Parecer conjunto da Comissão de Normas e do Ensino Fundamental.

21/03/2022 O Pleno do Conselho Municipal de Educação avaliará, na próxima reunião do colegiado que acontecerá dia 25 de março, a proposta de alteração da grade curricular dos anos iniciais do Ensino do Fundamental, para 2022.

NOTÍCIAS DE 2021

09/12/2021 Conselho Municipal realizou Última reunião ordinária de 2021, a reunião aconteceu na sede do Grupo Escoteiro Jacuí de Charqueadas, dentre os temas discutidos restou a aprovação do calendário da Educação Básica para 2022, definição do calendário de reuniões para 2022 bem como ainda ficou para ser analisado o encerramento do ano letivo de 2021, que será analisado na Comissão de Normas ainda neste ano.

17/11/2021 Conselho Municipal realizou a etapa Municipal da CONAE com a presença de delegados indicados pelas Escolas de Charqueadas, foram discutidos o Plano Municipal de Educação e as metas do decênio.

11/11/2021 Conselho Municipal realizou Live: Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com futuro da Educação Brasileira..

16/09/2021 Comissão especial da Conferência Municipal de Educação de Charqueadas reuniu-se com os Vereadores da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, para tratar do uso das dependências da Casa Legislativa a realizar-se no dia 27 de outubro de 2021, estavam presentes a reunião pelo CME Fernando, presidente do Conselho, Ana e Roberta da Comissão especial, e os Vereadores Abrelino, Paulo, Paula, João, Joanir e Rogério, que é Presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa.

12/08/2021 CME em reunião de sua equipe Diretiva e relatores de comissões mais a representante  da SMED, abriram discussões sobre a realização da Conferencia Municipal de Educação em charqueadas que acontecerá no mês de outubro, foram definidos que serão realizadas pré conferencias e a plenária final no final de outubro, mais precisamente dia 27, de forma presencial, caso não exista impedimentos devido a pandemia. Será solicitado ao Executivo Municipal que seja expedido Decreto de convocação.

23/03/2021 CME abriu discussão, nesta data, sobre a Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE, que o Ministério da Educação (MEC) homologou a Resolução nº 01/2021, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. A homologação se deu após as novas diretrizes serem aprovadas por unanimidade no Conselho Nacional de Educação (CNE).trata das diretrizes da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

25/05/2021 CME, saiba mais sobre os desafios e os conceitos dos Conselhos Municipais de Educação.

15/04/2021 CME, atravé s da Comissão de Normas está estudando regulamentar a forma de aplicação do Ensino Religioso no Município de Charqueadas, nos termos da LDB, para não haver dúvidas quanto a carga horária e períodos desta disciplina deforma garantir as 800 horas anuais ao aluno.

11/03/2021

O Plenário do CME, em reunião virtual aprovou os calendários (Edu. Infantil e Fundamental) para o ano letivo de 2021, bem como o documento estratégico para as aulas remotas para ano letivo de 2021, com algumas orientações a serem seguidas. O Colegiado ainda aprovou a prorrogação do prazo para Escolas do sistema Municipal de ensino de Charqueadas atualizarem seus regimentos escolares até 31 de julho de 2022, porem devem inserir adendo aos atuas regimentos trazendo a legalização dos procedimentos adotados durante a pandemia, foi aprovada nova Resolução para credenciamento e aprovação de cursos... veja os documentos.

22/02/2021

Secretaria de Educação de Charqueadas fez entrega, nesta tarde, do documento estratégico para as aulas remotas para ano letivo de 2021. O Presidente encaminhou, via whatsapp aos relatores das Comissões para análise e emissão de pareceres, que deverão ser apreciados na próxima reunião plenária a ser marcada.

22/02/2021 

O presidente do Conselho Municipal de Educação de Charqueadas no uso de suas atribuições legais prevista no Decreto Municipal nº 3581 de 21 de junho de 2021, que homologou o Regimento Interno do CME, e:

Considerando o Decreto Estadual nº 55764 de 20 de fevereiro de 2021, que institui medidas sanitárias extraordinárias para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID19) no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul;

Considerando o Decreto Estadual 55765 que declara de estado de calamidade pública em todo o território estadual e dá outras providências. Considerando o previsto no Decreto Municipal n° 3.805, de 12 de fevereiro de 2021, que estabeleceu regras para o ano letivo de 2021 nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino;

Considerando que este Colegiado compreende o momento excepcional em função a pandemia do novo Coronavírus – COVID-19;

Considerando que a Secretaria Municipal de Educação estará com quadro reduzido a 50% do seu quadro, neste período, não havendo utilização dos espaços para reuniões presenciais;

Considerando que estava agendado para próxima reunião do colegiado a apresentação dos pareceres da Comissões; Considerando a alta incidência e risco de transmissão do Vírus em nosso meio social;

Resolve:

Art. 1º Fica cancelada, temporariamente, a reunião da Plenária agendada para 25 de fevereiro de 2021.

Art. 2º A reunião de fevereiro será reagendada em nova data, e ou cancelada em definitivo, conforme evolução do quadro de bandeiras em relação ao COVID.

Cumpra-se!

Charqueadas 22 de fevereiro de 2021

19/02/2021

A Comissão de Educação Infantil realizou a primeira reunião para deliberar sobre a prorrogação do prazo de entrega dos Regimentos Escolares das Escolas de Educação Infantil do Município de Charqueadas, após será exarado Parecer para ser apreciado pela plenária do CME na reunião do dia 25 de fevereiro de 2021.

18/01/2021

O CME realizou nesta data sua primeira reunião ordinária onde escolheu sua equipe Diretiva, bem como a composição das Comissões. A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Educação de Charqueadas, Prof. Silvia Avila. Foram eleitos pelo colegiado para um mandato de dois anos os seguintes professores para Equipe Diretiva:  Presidente Prof. Fernando Araujo Nunes, Vice Presidente Prof. Luciane Andressa Zimmer Linck, 1ª Secretária Prof. Eliane Poeta Peixoto e 2ª Secretária Prof. Sandra Brenner Oesterreich. Veja a composição das comissões clicando aqui!

NOTÍCIAS DE 2020

08/12/2020

O CME realizou nesta data sua última reunião ordinária de 2020, os colegas prestaram uma homenagem a presidente a Professora Maria Rejane, que se despediu do CME, entregando-lhe uma cesta de Natal e com palavras de carinho e gratidão apresentadas pela conselheira Ana Maria que falou em nome de todos os colegas.

04/11/2020

O CME realizou nesta data o processo de escolha dos novos integrantes do colegiado para o mandato de 2021-2024. Foram escolhidos os representantes titulares dos seguintes segmentos:

PROFESSORES: EULÉLIA DE SOUZA BOTELHO, LUCIANE ANDRESSA ZIMMER LINCK, ANA MARIA DA SILVA SALVADOR, SARA SILVA DA COSTA, ALESSANDRA DA CUNHA GARCIA BERBIGIER e JOCIANE SOUZA PIZZIO. 

CONSELHO ESCOLAR: TAMARA OLIVEIRA GOMES, FERNANDA DA SILVA MARTINEZ, SINARA STANGHERLIN e CLAUDIA REBELO TATSCH.

ENTIDADES: SANDRA BRENNER OESTERREICH e FERNANDO ARAUJO NUNES.

09/10/2020

O CME informa que estão abertas inscrições, até dia 29 de outubro, para indicação de interessados em compor o Conselho Municipal de Educação de Charqueadas para o mandato de 2021-2024, nos seguintes segmentos, conforme paragrafo 2º do artigo 2º da Lei Municipal nº 2.927 de 29 de dezembro de 2016:

b) seis membros escolhidos pelos professores municipais;

c) dois membros escolhidos pelas entidades não governamentais (Escolas Privadas e ONG da área de Educação) do Município;

d) quatro membros escolhidos pelos Conselhos Escolares das Escolas Municipais;

SOLICITAMOS que a Unidade Escolar envie até 29 de outubro os nomes completos dos interessados de cada seguimento através de oficio e ou por e-mail: cme@charqueadas.rs.gov.br  

08/10/2020

- O Conselho Municipal de Educação Aprovou em 08 de outubro de 2020 Parecer para Educação Infantil e alteração no Referencial Curricular da EJA para 2021.

Veja o Parecer e Resolução da EJA aprovados:

Parecer 001/EI  Resolução 039/2020 EJA

10/08/2020

- O Conselho Municipal de Educação recebeu em 10 de agosto de 2020, propostas de adequações ao Referencial Curricular Municipal da EJA. As propostas serão apreciadas pela Comissão de Modalidades que emitira parecer para ser apreciado na plenária do dia 20 de agosto de 2020.

06/07/2020

- O Conselho Municipal de Educação Aprovou em 06 de julho de 2020 calendário para Educação Básica de Charqueadas, bem como Pareceres para Ensino Fundamental e EJA.

Veja Calendário e Pareceres aprovados:

Calendário Ensino Fundamental / EJA

Parecer 001/EJA

Parecer 001/ EF

- O Conselho Municipal de Educação recebeu no dia 30 de junho proposta de novo calendário para adequação e validação do ano letivo para educação básica em charqueadas. O calendário sera apresentado na reunião do colegiado que sera realizada no dia 06 de julho de 2020, e será apreciado pelos conselheiros.

02/06/2020

- O Conselho Municipal de Educação decidiu na ultima reunião realizada dia 02 de junho de 2020, através do Google Meeting, que as comissões de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades, realizarão reuniões entre os dias 08 e 12 de junho para emissão de pareceres sobre a regulamentação dos procedimentos a serem adotados no sistema Municipal de Educação de Charqueadas para o cumprimento dos dias letivos e carga horária, bem como utilização de atividades não presenciais durante o período da pandemia.

PARECERES 

001/2020 Comissão de Modalidades (Aprovado dia 06 de julho pelo colegiado)

001/2020 Comissão de Ensino Fundamental (Aprovado dia 06 de julho pelo colegiado)